• Português
  • Inglês
  • Espanhol

Índice do Fórum Comunidade Expresso Livre
   Versão 2.5 : Comente e reporte aqui os problemas encontrados!!
  Problemas na migração da 2.2.10 para a 2.5.0

Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

 

 Final   Tópico anterior   Próximo tópico
Enviado por Tópico
  •  Gabriel Roubaldo
      Gabriel Roubaldo
Problemas na migração da 2.2.10 para a 2.5.0
#1
Não tão novato
Cadastrado em: 21/1/2013
De
Mensagens: 17
Offline
Buenas caros amigos da comunidade expresso!

Gostaria de contar com a ajuda de vcs na resolução de um problema de migração da versão 2.2.10 para a 2.5.0.

Uso há algum tempo a ferramenta em ambiente de testes, atualmente está totalmente funcional, mas estava aguardando o lançamento da 2.5.0 antes de pensar em um ambiente de produção.

Com a chegada da 2.5.0, resolvi testá-la e encontrei um problema na questão de anexar arquivos.
Após escolher o arquivo a ser anexado, este fica infinitamente no status de aguardando, sem concluir a tarefa. (em qualquer navegador)
Nesta etapa eu apenas havia trocado os fontes pela versão nova, mas como as dependências que usava não eram mais as recomendadas para o ambiente expresso 2.5.0, resolvi atualizar.

Aí o problema mudou, no momento do setup, quando vou atualizar as tabelas para adaptá-las a versão nova ocorrem os seguintes problemas, segue um trecho do log:

Error inserting record: phpgw_lang values ('add auto-created users to this group (\'default\' will be attempted if this is empty.)','admin','en','Add auto-created users to this group (\'Default\' will be attempted if this is empty.)')
Error inserting record: phpgw_lang values ('add global category','admin','en','Add global category')
Error inserting record: phpgw_lang values ('add global category for %1','admin','en','Add global category for %1')
Error inserting record: phpgw_lang values ('add group','admin','en','Add group')
Error inserting record: phpgw_lang values ('add new account','admin','en','Add new account')
Error inserting record: phpgw_lang values ('add new application','admin','en','Add new application')
Error inserting record: phpgw_lang values ('add peer server','admin','en','Add Peer Server')
Error inserting record: phpgw_lang values ('add sub-category','admin','en','Add sub-category')
Error inserting record: phpgw_lang values ('admin email','admin','en','Admin Email')
Error inserting record: phpgw_lang values ('admin email addresses (comma-separated) to be notified about the blocking (empty for no notify)','admin','en','Admin email addresses (comma-separated) to be notified about the blocking (empty for no notify)')
Error inserting record: phpgw_lang values ('admin name','admin','en','Admin Name')
Error inserting record: phpgw_lang values ('administration','admin','en','Administration')
Error inserting record: phpgw_lang values ('admins','admin','en','Admins')
Error inserting record: phpgw_lang values ('how many days the password should be kept(empty to disable this) ?','admin','en','How many days the password should be kept(empty to disable this) ?')
Error inserting record: phpgw_lang values ('after how many unsuccessful attempts to login, an account should be blocked (default 3) ?','admin','en','After how many unsuccessful attempts to login, an account should be blocked (default 3) ?')
Error inserting record: phpgw_lang values ('after how many unsuccessful attempts to login, an ip should be blocked (default 3) ?','admin','en','After how many unsuccessful attempts to login, an IP should be blocked (default 3) ?')
Error inserting record: phpgw_lang values ('all records and account information will be lost!','admin','en','All records and account information will be lost!')
Error inserting record: phpgw_lang values ('all users','admin','en','All Users')
Error inserting record: phpgw_lang values ('allow anonymous access to this app','admin','en','Allow anonymous access to this app')
Error inserting record: phpgw_lang values ('anonymous user','admin','en','Anonymous user')
Error inserting record: phpgw_lang values ('anonymous user (not shown in list sessions)','admin','en','Anonymous User (not shown in list sessions)')
Error inserting record: phpgw_lang values ('appearance','admin','en','Appearance')
Error inserting record: phpgw_lang values ('application','admin','en','Application')
Error inserting record: phpgw_lang values ('application name','admin','en','Application name')
Error inserting record: phpgw_lang values ('application title','admin','en','Application title')
Error inserting record: phpgw_lang values ('applications','admin','en','Applications')
Error inserting record: phpgw_lang values ('applications list','admin','en','Applications list')


Após isso, a instalação não me permite instalar o módulo REST API.

Seguem abaixo os dois cenários:

cenário funcional:
- expresso 2.2.10
- php 5.3.8
- pgsql 8.4.10
- cyrus 2.4.12
- apache 2.2.21
- freebsd 9.0 amd64

cenário com problema
- expresso 2.5.0
- php 5.4.12
- pgsql 9.2.3
- cyrus 2.4.17
- apache 2.2.4
- freebsd 9.0 amd64

É isso pessoal, desculpem pelo excesso de informações, quis ser o mais preciso possível. :D

Desde já muito obrigado!



Arquivo anexado: jpg  expresso4.jpg (68.29 KB)


5677_513e365d996e8.jpg 1152X648 px
Enviado em: 11/3/2013 16:54
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  Gustavo P. Stabelini
      Gustavo P. Stabelini
Re: Problemas na migração da 2.2.10 para a 2.5.0
#2
Esse é o cara!
Cadastrado em: 10/5/2012
De Foz do Iguaçu
Mensagens: 121
Offline
Olá Gabriel,
O expresso ainda não é compatível com o PHP 5.4
relatado no seu post, provavelmente vários erros deverão acontecer aos que utilizarem esta versão do php.
Espero ter sanado sua dúvida.
Abraços
Enviado em: 11/3/2013 16:57
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  Gabriel Roubaldo
      Gabriel Roubaldo
Re: Problemas na migração da 2.2.10 para a 2.5.0
#3
Não tão novato
Cadastrado em: 21/1/2013
De
Mensagens: 17
Offline
Ok!

Farei novos testes atualizando apenas o cyrus e o pgsql, para ver se resolvo a questão dos anexos.

Muito obrigado pela ajuda!
Enviado em: 11/3/2013 17:02
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  Dayvison Sathler
      Dayvison Sathler
Re: Problemas na migração da 2.2.10 para a 2.5.0
#4
Esse é o cara!
Cadastrado em: 25/8/2011
De
Mensagens: 123
Offline
Gabriel, estou com o mesmo problema que o seu. Exatamente o mesmo...

Acontece que estou usando a versão 5.3 do PHP e meu postgresql é o 9.1. Ou seja, são os requisitos recomendados da versão 2.5 do expresso.

Já descobri que tem haver com o Postgresql, pois eu tinha a versão 8.4 e quando passei para a versão 9.1 o erro acontece (mesmo log).

O erro acontece na atualização da tabela phpgw_lang para quem tinha o postgresql 8.4 (não sei outras versões). Com este problema, vejo o comportamento de que algumas coisas não são traduzidas no expresso, como por exemplo, todos os textos dentro das preferencias do usuário e também no expressomail as palavras "New Message", "Tools" etc.

Estou tentando descobrir a pane mais afundo, se alguém puder ajudar...
Enviado em: 18/4/2013 9:57
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  Dayvison Sathler
      Dayvison Sathler
Re: Problemas na migração da 2.2.10 para a 2.5.0
#5
Esse é o cara!
Cadastrado em: 25/8/2011
De
Mensagens: 123
Offline
Gabriel, apanhei bastante para resolver e consegui contornar o problema do phpgw_lang que estavamos falando...

Se ainda estiver com este problema, dá uma olhada no tópico: http://www.expressolivre.org/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=2730&forum=15

Um abraço!
Enviado em: 18/4/2013 15:28
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  Francisco Lima
      Francisco Lima
Re: Problemas na migração da 2.2.10 para a 2.5.0
#6
Gente fina!
Cadastrado em: 20/7/2012
De Recife, PE
Mensagens: 53
Offline
Dayvison,
Estávamos exatamente com esse problema. Até relatei isso aqui no fórum.
O problema foi resolvido quando recriamos a base, totalmente do zero, usando initdb e depois importamos o dump de novo. Em seguida, acessar a url http://seu_ip/setup.
Acredito que isto tenha relação com o encoding do banco.

Francisco
Enviado em: 23/4/2013 13:22
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  Dayvison Sathler
      Dayvison Sathler
Re: Problemas na migração da 2.2.10 para a 2.5.0
#7
Esse é o cara!
Cadastrado em: 25/8/2011
De
Mensagens: 123
Offline
Olá Francisco,

Eu fiz exatamente isto que você falou, inclusive, o link que mandei no post tem o mini-tuto que eu criei para ajudar o pessoal.

Mas já vi que há um problema com a função de update do banco expresso da versão 2.2 para 2.4, pois vi nos logs que quando utilizada com o postgresql9.1, ela exige 3 parâmetros que estão ausentes no código.

Por isto o caminho mais fácil para mim foi fazer o update normalmente pelo expresso usando o postgresql 8.4 (que não reclama dos parâmetros e atualiza) e depois pegar o backup atualizado do 8.4 com o update rodado e criar um postgresql9.1 zero e jogar o backup lá no postgresql9.1.

Não é o postgres porque eu executei o inidb tanto no 8.4 quanto no 9.1 usando o mesmo encode e a mesma configuração de locale no sistema, analisando os bancos criados e a configuração é identica. O problema só ocorre daquele jeito que eu mencionei acima.

Um abraço!
Enviado em: 24/4/2013 9:24
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  Gabriel Roubaldo
      Gabriel Roubaldo
Re: Problemas na migração da 2.2.10 para a 2.5.0
#8
Não tão novato
Cadastrado em: 21/1/2013
De
Mensagens: 17
Offline
Buenas caro Dayvison!

Antes de qualquer coisa, muito obrigado pela prestatividade do amigo, realmente o problema é relacionado ao banco, porém foi mais simples do que pensei..

Como uso freebsd, opto pela instalação manual do expresso através deste tutorial:
http://trac.expressolivre.org/wiki/documentacao/instalarExpresso/postgres

Aí que está o problema, ele é baseado em uma versão mais antiga do expresso, e era deste site que eu baixava o arquivo para criar a estrutura do banco (expresso.dump), o que gerava a incompatibilidade com as novas versões.

Busquei o arquivo expresso.dump que fica dentro da pasta INSTALL do próprio fonte do expresso a passou a funcionar, vi que o conteúdo deles possui uma diferença considerável devido as modificações no sistema.

Peço desculpa aos colegas pela demora no retorno, estava de férias e estou retomando agora as atividades no expresso.

Grande abraço!
Enviado em: 17/5/2013 15:48
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  Dayvison Sathler
      Dayvison Sathler
Re: Problemas na migração da 2.2.10 para a 2.5.0
#9
Esse é o cara!
Cadastrado em: 25/8/2011
De
Mensagens: 123
Offline
Sem problemas meu amigo!

O que você fez foi pegar o atalho, ou seja, o dump novo que você pegou de modelo do instalador é na verdade, o database já atualizado para a versão corrente na pasta do instalador.

No nosso caso, tivemos que utilizar o velho para não gerar impacto aos usuários (perda de agenda, contatos, assinatura) e por isto tivemos que "contar" com o update do próprio expresso na estrutura antiga nossa, que não ocorreu. Mas é isto ai...

Qualquer coisa estamos ai...

Um abraço!
Enviado em: 18/5/2013 18:10
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
 Topo   Tópico anterior   Próximo tópico

 


 Você não pode iniciar um novo tópico.
 Você pode ver os tópicos.
 Você não pode responder.
 Você não pode editar.
 Você não pode excluir mensagens.
 Você não pode incluir votações.
 Você não pode votar.
 Você não pode anexar arquivos.
 Você não pode enviar mensagens sem aprovação.