• Português
  • Inglês
  • Espanhol

Índice do Fórum Comunidade Expresso Livre
   Registro de bugs
  Salvar rascunhos automaticamente

Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

 

 Final   Tópico anterior   Próximo tópico
Enviado por Tópico
  •  Emerson Bittencourt
      Emerson Bittencourt
Salvar rascunhos automaticamente
#1
Um pouco ativo
Cadastrado em: 27/11/2007
De
Mensagens: 24
Offline
Pessoal,

Hoje encontramos uma situação em que o usuário perdeu uma mensagem que havia sido salva automaticamente como rascunho.

Não sei se pode ser considerado um bug, ou se realmente a forma que esta funcionalidade foi desenvolvida pode ter levado o usuário ao erro, mas realmente confunde um pouco vejam só:

Primeiro o usuário criou a mensagem e estava escrevendo, quando fez uma pausa e o Expresso salvou automaticamente como rascunho. Como a mensagem foi salva, o Expresso desabilitou o botão salvar.

Acreditando que a mensagem estava guardada na pasta Rascunhos, o usuário decidiu enviar a mensagem em um outro momento, e simplesmente fechou a aba onde estava editando o e-mail (mesmo porque o botão salvar não estava disponível).

Um alerta foi exibido, dizendo que a mensagem não havia sido salva ou enviada, e que a mesma seria excluída. O alerta aqui é claro, porém mesmo se o usuário cancelar a ação, o botão Salvar continua desabilitado não dando opção do usuário salvar o rascunho definitivamente (enquanto não houver uma alteração no conteúdo do e-mail).

No meu caso, o usuário clicou em ok, ou seja, a mensagem foi removida da pasta rascunhos e enviada para a lixeira. O usuário não percebeu que isto aconteceu, e acabou limpando a lixeira mais tarde e perdendo a mensagem.

Portanto, apesar de haver um alerta claro, a situação acaba induzindo o usuário ao erro, umas vez que este acredita que a mensagem ficará armazenada na pasta rascunhos como quando ele salva manualmente.

Haveria a possibilidade de mudar a forma de funcionamento, e manter esta mensagem salva na pasta rascunhos? Ou podemos pensar em outras soluções, como manter o botão salvar ativo e obrigar o usuário a salvar manualmente para que a mensagem permaneça na pasta rascunhos.

Ps.: Estou utilizando a versão 2.04 do Expresso devido a um problema com download de anexos no IE, que ocorre em meu ambiente da versão 2.05 em diante. Portanto pode ser que isso já tenha sido modificado.

Obrigado!
Enviado em: 28/5/2010 12:34
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  Joaquim Ferraz
Re: Salvar rascunhos automaticamente
#2

Cadastrado em: 11/9/2008
De Recife - PE
Mensagens: 1083
Offline
Eu aqui já tive problema parecido e resolvi desativar o uso.

Em relação ao download do IE tive problema parecido e aqui era o proxy barrando devido ao nome dos arquivos. Que foram corrigidos nos tickets:

http://trac.expressolivre.org/ticket/945
http://trac.expressolivre.org/ticket/1046
Enviado em: 28/5/2010 15:44
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  Alexandre Felipe
Re: Salvar rascunhos automaticamente
#3

Cadastrado em: 13/4/2007
De Curitiba, Paraná, Brasil
Mensagens: 804
Offline
Oi Emerson,

O botão de salvar se habilita na hora que o usuário aperta qualquer tecla. A funcionalidade foi inspirada no funcionamento do Gmail (que é idêntico), mas eu confesso que pode dar problemas.
Enviado em: 28/5/2010 15:44
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
 Topo   Tópico anterior   Próximo tópico

 


 Você não pode iniciar um novo tópico.
 Você pode ver os tópicos.
 Você não pode responder.
 Você não pode editar.
 Você não pode excluir mensagens.
 Você não pode incluir votações.
 Você não pode votar.
 Você não pode anexar arquivos.
 Você não pode enviar mensagens sem aprovação.