Expresso Livre Forum Index
   Configuração
  Expresso com PDC

Browsing this Thread:   1 Anonymous Users

Bottom   Previous Topic   Next Topic
1

Poster Thread
Fabiano Engler Neto
Expresso com PDC
Não tão novato
From
ExpressoLivre Environment
Olá pessoal.

Eu trabalho na Câmara Municipal de Curitiba.
Nós já temos um expresso em produção aqui para os e-mails do usuários.

Atualmente o PDC da intranet é um Windows NT. Minha tarefa é migrar esse PDC pra linux e integrar com o Expresso.

Estou fazendo isso em outra máquina mas estou tendo algumas dificuldades. Primeiramente eu não achei nenhum material/documentação de como fazer essa integração. Se existir, vocês poderiam me indicar?

Eu instalei o expresso nessa máquina, que está rodando um Debian Etch e configurei o samba como PDC e para usar a mesma base ldap do expresso. Mas não consigo fazer o Expresso gerenciar os atributos samba do usuário. Ele até cria os atributos, mas alguns com valores inválidos, como sambaSID com valor negativo...

Acho que isso está acontecendo porque não consegui fazer o Expresso reconhecer meu domínio. No expressoAdmin, em "Dominios Samba", eu clico em "Criar domínios Samba", preencho o domínio e SID corretamente, mas ao clicar em Salvar, não acontece nada, ele simplesmente volta para a tela anterior, onde aparece "Nenhum registro encontrado".

Agradeço qualquer ajuda,
Obrigado,
Fabiano
Posted on: 2007/9/24 16:46
Create PDF from Post Print
Everton Godoi
Re: Expresso com PDC
Gente fina!
From Londrina/PR
Nao intendi sua pergunta?
Posted on: 2007/9/25 11:08
Everton Godoi
Gente fina!
From Londrina/PR
Agora consegui ver sua pergunta, é q nao estava conseguindo, vamos tentar te ajudar entao
Posted on: 2007/9/25 13:50
Fabiano Engler Neto
Não tão novato
From
Estranho, quando eu não estou logado não aparece pra mim também. Vou colar de novo:

Olá pessoal.

Eu trabalho na Câmara Municipal de Curitiba.
Nós já temos um expresso em produção aqui para os e-mails do usuários.

Atualmente o PDC da intranet é um Windows NT. Minha tarefa é migrar esse PDC pra linux e integrar com o Expresso.

Estou fazendo isso em outra máquina mas estou tendo algumas dificuldades. Primeiramente eu não achei nenhum material/documentação de como fazer essa integração. Se existir, vocês poderiam me indicar?

Eu instalei o expresso nessa máquina, que está rodando um Debian Etch e configurei o samba como PDC e para usar a mesma base ldap do expresso. Mas não consigo fazer o Expresso gerenciar os atributos samba do usuário. Ele até cria os atributos, mas alguns com valores inválidos, como sambaSID com valor negativo...

Acho que isso está acontecendo porque não consegui fazer o Expresso reconhecer meu domínio. No expressoAdmin, em "Dominios Samba", eu clico em "Criar domínios Samba", preencho o domínio e SID corretamente, mas ao clicar em Salvar, não acontece nada, ele simplesmente volta para a tela anterior, onde aparece "Nenhum registro encontrado".

Agradeço qualquer ajuda,
Obrigado,
Fabiano
Posted on: 2007/9/25 13:56
Everton Godoi
Gente fina!
From Londrina/PR
Aqui na empresa estamos fazendo o mesmo que voce esta fazendo ai na camara de Curitiba, para voce migrar o NT para linux vc deve utilizar LDAP com Samba, para isso ja tenho alguns arquivos de configuração que posso te passar o caso do Expresso reconhecer o seu dominio cara é configuração do seu expresso mesmo (/setup) e as configurações tbm no Administrator (ExpressoAdmin), vc deve configurar corretamente, tente passar o log do seu LDAP e do Samba do seu Servidor para eu poder te ajudar melhor, OK.
Mas da pra fazer sim tranquilamente, oq voce esta precisando.

Obrigado, te+
GNUX Tecnologia
Londrina - PR - Brasil
Posted on: 2007/9/25 13:57
Joao
Um pouco ativo
From Florianópolis - SC
Olá amigos!!
Poderiam indicar alguma documentação sobre o Expresso com samba ou algum relato que de alguém que configurou o Expresso também com PDC. Será que é só completar aqueles campos sobre o samba e pronto?

Desde já fico grato pela atenção!
João.
Posted on: 2007/9/25 14:42
Fabiano Engler Neto
Não tão novato
From
Olá,

eu não acho que o problema seja no samba ou no ldap, pois como eu disse, o PDC está funcionando, eu consigo logar no Windows com contas no ldap. Porém o expresso não reconhece esse domínio e eu não consigo gerenciar esses usuários através do expresso.

Mas claro, não custa dar uma conferida, agradeceria se vc me enviasse sim seus arquivos de configuração.

Eu também acho que seja a configuração do expresso (até por isso escolhi essa seção específica do fórum =P ), mas não sei o que pode estar errado ou faltando. Eu coloquei "sim" para o expresso gerenciar atributos do samba, mas não consigo "Criar um dominio Samba" no expresso-admin, não faz nada, simplesmente não cadastra, não aparece nenhuma mensagem de erro...

Acredito que a chave do problema seja conseguir fazer o expresso reconhecer esse domínio, pq ele já está criando usuários com os atributos do samba, mas o combo para escolher o domínio fica vazio, e consultando esses usuários na base ldap, alguns atributos do samba são inválidos, como o sambaSID.

E isso pode ser visto no log do ldap também. Eu criei alguns usuários teste de maneiras diferentes, estão todos na base do ldap e o sistema reconhece eles (com pam-ldap):
pdclinux:~# getent passwd | grep teste | cut -d: -f1-3
teste01:x:1001
teste02:x:1005
teste03:x:1006
teste04:x:1001
teste05:x:1006
O "teste04" eu criei pelo sistema, e com ele eu consigo logar numa máquina windows (estamos usando win98), e tudo funciona:
[2007/09/25 15:02:46, 1] smbd/service.c:make_connection_snum(950)
instrutor (10.0.1.33) connect to service netlogon initially as user teste04 (uid=1001, gid=513) (pid 2848)
[2007/09/25 15:02:49, 1] smbd/service.c:close_cnum(1150)
instrutor (10.0.1.33) closed connection to service netlogon
[2007/09/25 15:02:49, 1] smbd/service.c:make_connection_snum(950)
instrutor (10.0.1.33) connect to service netlogon initially as user teste04 (uid=1001, gid=513) (pid 2848)
Porém, esse usuário não tem os atributos do expresso e nem é reconhecido pelo mesmo. Já com o usuário "teste05", criado através do expresso, aparece o seguinte erro:
[2007/09/25 15:04:12, 1] passdb/pdb_get_set.c:pdb_set_user_sid_from_string(479)
pdb_set_user_sid_from_string: -3012 isn't a valid SID!
[2007/09/25 15:04:12, 1] passdb/pdb_ldap.c:init_sam_from_ldap(571)
init_sam_from_ldap: no sambaSID or sambaSID attribute found for this user teste05
[2007/09/25 15:04:12, 1] passdb/pdb_ldap.c:ldapsam_getsampwnam(1408)
ldapsam_getsampwnam: init_sam_from_ldap failed for user 'TESTE05'!
E navegando pela base do ldap, realmente o sambaSID não é válido: "sambaSID"="-3012"

Se preferir, podemos conversar por IM, e tão logo achemos a solução para o problema eu posto aqui para caso alguém venha a ter as mesmas dificuldades.

Contato:
GMail: fabianoengler@gmail.com
MSN: fabianoengler@hotmail.com

Obrigado,
Fabiano.
Posted on: 2007/9/25 15:19
Fabiano Engler Neto
Não tão novato
From
Alguma idéia do que pode ser? Ou sugestão do que mais eu posso tentar fazer?

E também reforço o pedido Joao, existe algum material sobre configuração do expresso com PDC Samba?
Posted on: 2007/9/27 13:50
Joao
Um pouco ativo
From Florianópolis - SC
Obrigado Fabiano por reforçar meu pedido.
Tenho uma sugestão que talvez possa ajudar: é o site do Projeto Software Livre - Goiás. Lá você preenche alguns dados sobre seu servidor LDAP e samba e ele gera os arquivos de configuração, além de um howto com suas configurações. Estas informações poderão ajudar a encontrar um meio de conectar o expresso ao ambiente LDAP-samba.

Por enquanto é isso aí!!
João.

Projeto Software Livre - Goiás --> http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLGO/LdapSambaPessoal
Posted on: 2007/9/27 14:36
Ronan Eustaquio
Um pouco ativo
From
Olá Galera,

Vocês conseguiram resolver o problema de integrar o expresso no samba???
Estou tendo o mesmo problema que os postados aqui no fórum. Li o tutorial que o nosso amigo joão postou e está do jeito que o site informa. Porém, não consigo integrar o expresso no samba. Tem alguma coisa a mais a ser feita???

T+ para todos
Posted on: 2007/10/15 15:18
 Top   Previous Topic   Next Topic
1

You cannot start a new topic.
 You can view topic.
 You cannot reply to posts.
 You cannot edit your posts.
 You cannot delete your posts.
 You cannot add new polls.
 You cannot vote in polls.