• Português
  • Inglês
  • Espanhol

Índice do Fórum Comunidade Expresso Livre
   Versão 2.4 : Comente e reporte aqui os problemas encontrados!!
  Expresso 2.4.2 beeemmmm lento

Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

 

 Final   Tópico anterior   Próximo tópico
Enviado por Tópico
  •  Dayvison Sathler
      Dayvison Sathler
Expresso 2.4.2 beeemmmm lento
#1
Esse é o cara!
Cadastrado em: 25/8/2011
De
Mensagens: 123
Offline
Olá pessoal,

Estamos passando por um problema muito desconfortável aqui no nosso trabalho e estou contando com a ajuda de vocês para resolvermos este problema.

Fizemos a atualização do nosso expresso da versão 2.2.10 para 2.4.2 stable e o expresso ficou bem lento, principalmente na tela de login, realmente ficou uma tartaruga!

Eu verifiquei no log e a única coisa que consegui visualizar foram as seguintes entradas ao logar no expresso:

Jul 16 19:26:19 webmail apache2: PHP Warning: session_start() [<a href='function.session-start'>function.session-start</a>]: The session id is too long or contains illegal characters, valid characters are a-z, A-Z, 0-9 and '-,' in /var/www/expresso/login.php on line 61
Jul 16 19:26:41 webmail apache2: [pear_error: message=""Authentication Error"" code=3 mode=return level=notice prefix="" info=""]
Jul 16 19:26:48 webmail apache2: [pear_error: message=""Authentication Error"" code=3 mode=return level=notice prefix="" info=""]
Jul 16 19:26:53 webmail apache2: [pear_error: message=""Authentication Error"" code=3 mode=return level=notice prefix="" info=""]
Jul 16 19:27:04 webmail apache2: [pear_error: message=""Authentication Error"" code=3 mode=return level=notice prefix="" info=""]
Jul 16 19:27:06 webmail apache2: PHP Warning: session_start() [<a href='function.session-start'>function.session-start</a>]: The session id is too long or contains illegal characters, valid characters are a-z, A-Z, 0-9 and '-,' in /var/www/expresso/login.php on line 61
Jul 16 19:27:20 webmail apache2: [pear_error: message=""Authentication Error"" code=3 mode=return level=notice prefix="" info=""]


Se eu deixar parado e logado, ficam repetindo as linhas acima mencionadas.

Outro detalhe importante é que se utilizarmos um cliente externo de e-mail (não web) como thunderbird/outlook, o cyrus responde bem rápido, visualizando as mensagens perfeitamente. O problema só ocorre na interface de web e acredito que seja algo no código.

Alguém tem alguma sugestão de como podemos resolver ou começar ??

Caso isto não possua solução (outro bug do código), teria alguma forma de otimizar isto, como por exemplo, utilizando o memcached? Eu já tenho ele instalado e configurado no apache, mas quando coloco no htaccess, descomentando as linhas de exemplo, estão dando problema e não deixar o recurso disponivel por causa disso.

Fizemos a atualização dos serviços conforme recomendação e nosso ambiente é:


PostgreSQL 9.1 (servidor 1)
PHP 5.3.3 (servidor 1)
Cyrus 2.4 (servidor 2)

No aguardo por alguma ajuda, grande abraço a todos!
Enviado em: 16/7/2013 22:23
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  Ricardo Barbosa
      Ricardo Barbosa
Re: Expresso 2.4.2 beeemmmm lento
#2
Não tão novato
Cadastrado em: 19/6/2009
De
Mensagens: 19
Offline
Ola, Estou passando o mesmo problema, após analisar com firebug detectei que o seguinte URL esta muito lento.

http://dominio/prototype/request.php

Ele faz vários request e demora em média 150ms. Alguém já passou por isso.
Enviado em: 20/8/2013 9:49
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  Ricardo Barbosa
      Ricardo Barbosa
Re: Expresso 2.4.2 beeemmmm lento
#3
Não tão novato
Cadastrado em: 19/6/2009
De
Mensagens: 19
Offline
Eu vou instalar o expresso a ultima versao 2.5 em outra máquina e testar copiar somente as mailbox se persistir vou voltar com postfix e squirelmail porque tah osso aq.
Enviado em: 20/8/2013 10:22
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  William Merlotto
Re: Expresso 2.4.2 beeemmmm lento
#4

Cadastrado em: 21/11/2006
De Foz do Iguaçu
Mensagens: 994
Offline
Bom dia senhores!

Recomendo fortemente que vocês testem com a versão mais recente, de preferência a 2.5.1.

A versão 2.4.x teve muitas funcionalidades e códigos novos que deixaram o Expresso muito mais carregado. Nas versões mais recentes, foram feitos ajustes que minimizaram estes problemas.

Vale lembrar que é importante que a infraestrutura (postgres, apache, ldap, ...) deve estar bem otimizada.

Att,
Enviado em: 20/8/2013 10:58
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  Dayvison Sathler
      Dayvison Sathler
Re: Expresso 2.4.2 beeemmmm lento
#5
Esse é o cara!
Cadastrado em: 25/8/2011
De
Mensagens: 123
Offline
Ricardo,

Entendo seriamente o seu problema. Nós, somos um dos órgãos regularizadores aqui que abrange todo o território nacional e ao todo, temos uma responsabilidade indiretamente de quase 70.000 contas de usuários de e-mail (95% está usando o expresso livre e são vários servidores expresso separados).

Tudo que nós implantamos, em consequência, os outros órgãos do nosso ramo, também implantam seguindo o nosso padrão.

Colocamos o 2.4.x e já tivemos problemas (novamente), não sei o que houve com os versionamentos do expresso de uns anos para cá, mas começamos desde a versão 1.0 e os cuidados ao lançar a versão COMO ESTÁVEL realmente. Nós estamos usando agora a versão 2.5.0 que é considerada ESTÁVEL desde janeiro, ou seja, completados 7 meses e já temos bugs de funções tão básicas que não sabemos se hoje o expresso realmente está sendo viável para mantermos (ainda defendemos esta bandeira).

Não sou programador, não entendo nada de PHP, somente de linux e faço o possivel (mato um leão todo o dia aqui ) para resolver os bugs do expresso colocando-os no fórum e contando que seja corrigida alguma coisa nas versões dadas como "estáveis", até porque, quando dá o problema, a primeira pergunta é: "a versão que você testou é estável?", "você testou antes de implantar?". É este tipo de pergunta que vem dos nossos chefes. Posso estar pecando por não ter testado o suficiente confiando que era realmente estável, talvez a culpa seja transferida para mim por estar confiando no sistema, até porque não consigo tempo para fazer testes visto que apago fogo todos os dias devido a imensa carga de trabalho de vários orgãos solicitando ajuda, mas estou tentando fazer o possivel para não mudarmos de plataforma. Nem a celepar sabia que nós usávamos tamanha quantidade de expresso e usuários (70.000 mencionadas acima). Isto foi reparado no FISL 14.

O expresso v3.0 inclusive, está com versão dos softwares anteriores a evolução do projeto, exemplo: a partir da versão 2.4, você usa o cyrus IMAP 2.4, todos nós atualizamos, quando formos para o expresso v3, ele foi homologado (atualmente) para a versão 2.2. Significa que se algo der errado (algum bug apresentado), teriamos que voltar (downgrade) no sistema.

Não estou criticando o projeto expresso, acho uma excelente idéia, tanto que usamos há anos desde a versão 1.x, mas está muito dificil tento em vista que a quantidade de bugs e pouca gente para resolver está deixando nosso suporte precário frente ao usuário. Sei que não é culpa dos desenvolvedores, pois acompanho diariamente o ambiente de desenvolvimento, inclusive, sei como é o serviço público, com inúmeras dificuldades, mas contar com a comunidade a fora que quase não usa o expresso (ainda, infelizmente), acredito que vai ser dificil até o presente momento tendo em vista das diversas ferramentas de correio a fora livres (zimbra, zarafa, squirremail etc.). Você acha que vai ser mais fácil o que? Entrar para o grupo do desenvolvimento ou mudar de plataforma? No meu caso, que estou sobrecarregadíssimo e não sou programador (neste caso eu teria que aprender a programar TAMBÉM) seria bem mais simples mudar de plataforma. Até porque como disse antes, estou acumulado de tarefas que me impedem de acompanhar mais uma, o ideal seria apenas o suporte tendo em vista as minhas atribuições.

Tendo em vista as justificativas que mencionei para os meus superiores no momento dos problemas diversos (mais frequentes), não posso colocar versões "instáveis" como sugeridas algumas vezes (desculpe), pois serei cobrado mais ainda por isto do que estou sendo atualmente.

Peço-lhes desculpas pelo desabafo, mas comecei a trabalhar com o expresso livre desde 2009 e não quero perder esta briga.

Minha intenção aqui com este post são as melhores, ou seja, dar um impulso no sistema para que sirva de argumento, para nós, técnicos de suporte e os desenvolvedores do expresso levarem esta informação até seus superiores e demonstrarem o que está acontecendo como parte da comunidade expresso.

Respeitosamente,

Dayvison Sathler
Enviado em: 21/8/2013 10:34
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
  •  Ricardo Barbosa
      Ricardo Barbosa
Re: Expresso 2.4.2 beeemmmm lento
#6
Não tão novato
Cadastrado em: 19/6/2009
De
Mensagens: 19
Offline
Ola pessoal,

O meu problema consegui sanar era o endereço DNS.

Estava com 2 DNS o DNS primario o pessoal tirou ele e não avisou ele esta resolvendo pelo secundario, soh nao entendi a demora tanto. Retirei o dns fora deixando somente o dns secundario. Agora esta blz. Fica a dica

Att.
Enviado em: 22/8/2013 13:50
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Topo
 Topo   Tópico anterior   Próximo tópico

 


 Você não pode iniciar um novo tópico.
 Você pode ver os tópicos.
 Você não pode responder.
 Você não pode editar.
 Você não pode excluir mensagens.
 Você não pode incluir votações.
 Você não pode votar.
 Você não pode anexar arquivos.
 Você não pode enviar mensagens sem aprovação.