Índice do Fórum Expresso Livre
   Configuração
  Expresso Livre Dataprev x Thunderbird

Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

Final   Tópico anterior   Próximo tópico
1

Enviado por Tópico
Alvaro M S Pereira
Expresso Livre Dataprev x Thunderbird
Novato
Cadastrado em: 16/8/2011
De
Ambiente ExpressoLivre
Boa tarde!

Ingressei recentemente no INSS e estou começando a me familiarizar melhor com o expresso livre.

Contudo, fico meio confuso, pois no Expresso, consigo enviar mail, mas não consigo receber.
No thunderbird, tudo ok: recebo e envio normalmente.

Em meio a isso, pergunto:
1) Existe alguma configuração q eu precise fazer no expresso para que eu possa visualizar minha caixa de entrada?

2)Tenho que fazer algum compartilhamento de caixas de mensagens?

3) Só posso acessar meu mail do trabalho, ou teria como configurar o Thunderbird no meu notebook?

4) Será preciso fazer um chamado aos técnicos da DATAPREV pra ver o problema?

Grato,
Álvaro Pereira
Perito-médico do INSS
Enviado em: 16/8/2011 15:15
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Bruno Loyola Herides
Re: Expresso Livre Dataprev x Thunderbird
Gente fina!
Cadastrado em: 23/6/2008
De Curitiba
Olá Alvaro,

Aparentemente o seu "problema" está relacionado ao Thunderbird. Provavelmente você o configurou como POP3 o qual não há a opção de deixar uma cópia da msg no servidor de e-mails, logo, sempre que você atualizar o Thunderbird ele baixará as msg do expresso sem deixar cópias para serem acessadas via interface do web.

Se realmente for isso, basta reconfigurar o cliente para acessar a caixa por IMAP. Geralmente os servdores MX ficam "abertos" a internet, em teoria você poderia acessar suas msg pelo Thunderbir (ou qlqr outro cliente de e-mail) de qlqr pc conectado a internet.
Enviado em: 16/8/2011 15:31
Alvaro M S Pereira
Novato
De
Ambiente ExpressoLivre
Olá Bruno,

O Thunderbird está configurado como IMAP, veja abaixo:

Servidor IMAP: wtrjo073
Usuário: dataprev\62686135204\alvaro.pereira
Porta: 143
LDAP: wtrjo073

Pelo menos é isso que consta.
Algo mais que eu precise postar?

Grato,
Álvaro
Enviado em: 17/8/2011 8:17
Bruno Loyola Herides
Gente fina!
De Curitiba
Olá Álvaro,

Mesmo usando IMAP o seu problema ainda pode estar no Thunderbird. Há uma opção no cliente de e-mail (Thunderbird) que baixa as msg sem deixar cópia no servidor.

Quanto aos dados que você me passou, na verdade não me ajudaram muito, nem mesmo o usuário está claro, qui sá o endereço do IMAP ou do LDAP. Seu e-mail é alvaro.pereira@dataprev.gov.br?
Enviado em: 17/8/2011 9:30
Alvaro M S Pereira
Novato
De
Ambiente ExpressoLivre
Olá Bruno!

meu mail é alvaro.pereira@previdencia.gov.br

Creio que o Thunderbird só está configurado para rodar na intranet, por isso apareço como "usuário:dataprev\62686135204\alvaro.pereira".

Da mesma forma, não tem um servidor IMAP do tipo: imap.previdencia.gov.br. Existe apenas o "wtrjo073".

Seria este o motivo de as msg não serem visibilizadas no Expresso?

Grato,
Álvaro.
Enviado em: 17/8/2011 10:26
Bruno Loyola Herides
Gente fina!
De Curitiba
Álvaro,

O endereço do IMAP é, aparentemente, "kiwi.previdencia.gov.br". Possivelmente o SMTP (protocolo de envio) fica na mesma maquina, logo, bastaria configurar esse endereço nos serviços de IMAP e SMTP em seu notebook ou qlqr outra maquina fora da rede interna.

O ideal seria você entrar em contato com o pessoal de informática da DATAPREV para que eles lhe passem os detalhes necessários.
Enviado em: 17/8/2011 10:40
Alvaro M S Pereira
Novato
De
Ambiente ExpressoLivre
Bom dia Bruno!

Tentei o servidor kiwi.previdencia.gov.br.

A única alteração foi "A conexão a kiwi.previdencia.gov.br atingiu o tempo limite"

O Interessante é que a chave de ativação do fórum chegou tanto no thunderbird, quanto no expresso livre dataprev, mas as demais msg nao chegaram...

Farei isso: entrarei em contato com a equipe responsável para averiguar, pois não sou só eu a ter este problema.

Valeu.
Enviado em: 19/8/2011 7:01
William Veronesi
Novato
Cadastrado em: 22/8/2011
De Brasília, DF
Ambiente ExpressoLivre
Oi Alvaro, tudo bem.

Nem todas as caixas postais do INSS no Expresso foram ativadas para receber mensagens. Estamos no inicio do processo de migração da plataforma antiga/Exchange e a nova/Expresso.

Peço que entre no endereço do Wiki ou Fórum da CGTI, através do portal interno do INSS, Gestão, Gestão de TIC para maiores informações.

Abraços,

William Veronesi Rocha
Enviado em: 22/8/2011 14:01
Alvaro M S Pereira
Novato
De
Ambiente ExpressoLivre
Citando:

William Veronesi escreveu:
Oi Alvaro, tudo bem.

Nem todas as caixas postais do INSS no Expresso foram ativadas para receber mensagens. Estamos no inicio do processo de migração da plataforma antiga/Exchange e a nova/Expresso.

Peço que entre no endereço do Wiki ou Fórum da CGTI, através do portal interno do INSS, Gestão, Gestão de TIC para maiores informações.

Abraços,

William Veronesi Rocha

Olá William, tudo bem?

Primeiramente, gostaria de agradecer pela dica, pois encontrei muitas informações úteis, inclusive de como configurar meu Galaxy S2, que roda android.
Segundo, acabei constatando algumas coisas:
quando o e-mail é enviado para o domínio dataprev (alvaro.pereira@dataprev.gov.br), é possível a visualização no Expresso livre e no Thunderbird do meu laptop, mas não no Thunderbird da máquina da APS do INSS.
Já quando se envia e-mail para o domínio previdência (alvaro.pereira@previdencia.gov.br), é possível a visualização no Thunderbird da máquina da APS do INSS, mas não no Expresso, nem no laptop.

Como vc citou, isso deve ser temporário, devido ao processo de migração, mas pode estar acontecendo com outros servidores, então resolvi compartilhar minha experiência.

Grato,
Álvaro Pereira
Perito Médico - INSS
Enviado em: 22/8/2011 20:11
William Veronesi
Novato
Cadastrado em: 22/8/2011
De Brasília, DF
Ambiente ExpressoLivre
Oi Alvaro, acontece que a dataprev já migrou toda para o Expresso e por isso o domínio @dataprev quem responde é o servidor Expresso.

Com a migração do INSS, o domínio @previdencia também vai ser gerido pelo Expresso ai todos os usuários já poderão receber suas mensagens.

Em vez de testar com @dataprev, teste com @inss...

E aproveitando, acabei de sair de uma reunião com a ACI para definir uma estratégia de divulgação dessa migração... Daqui a pouco você e todos os nossos colegas do INSS vão ter boas notícias...

Abraços,

William
Enviado em: 23/8/2011 17:57
 Topo   Tópico anterior   Próximo tópico
1